Como ler os rótulos dos cosméticos?
O segredo está na lista de ingredientes. É no rótulo dos cosméticos que podemos confirmar se um produto é verdadeiramente inócuo ou “verde”- não desvalorizando também a importância das restantes fases de produção para que tal alegação seja verificada.
Todas as regras para a comercialização de produtos cosméticos na Europa são impostas pela União Europeia e vêm descritas no Regulamento Europeu nº1223/2009.
Segunda esta regulamentação, um ingrediente cosmético:
“significa qualquer substância ou mistura utilizadas intencionalmente durante o processo de fabrico do produto cosmético.”
No entanto, ressalvo já aqui que há possibilidade de haver ingredientes omitidos:
1. as impurezas existentes nas matérias-primas utilizadas,
2. as substâncias técnicas subsidiárias usadas na mistura mas não presentes no produto final.
3. Os compostos odoríficos e aromáticos e as respectivas matérias-primas são referidos pelos termos «parfum» ou «aroma»

Não é assim necessário indicar certos ingredientes se estes forem considerados “parfum”, ficando o consumidor sem esclarecimentos sobre todos os componentes.
Na BARS, como usamos óleos essenciais (naturais) como agentes aromatizantes e como consideramos também os seus efeitos terapêuticos, optamos por nomear os óleos essenciais individualmente e não como “parfum”.
Podes obter mais informações sobre as fragrâncias dos cosméticos no artigo “Os segredos escondidos da cosmética: fragrâncias“.
É no entanto, obrigatório a lista de possíveis alergénios dos óleos essenciais listados no anexo III do regulamento presente (ex: limonene).
Todos os ingredientes devem vir listados nos rótulos segundo a Nomenclatura Internacional de Ingredientes de Cosméticos (INCI).
Assim, é possível uniformizar a sua denominação para que sejam reconhecidos universalmente.
A listagem de ingredientes segue algumas regras:
“A lista de ingredientes deve ser estabelecida por ordem decrescente do peso dos ingredientes no momento da sua incorporação no produto cosmético. Os ingredientes cuja concentração seja inferior a 1 % podem ser mencionados, sem ordem especial, depois daqueles cuja concentração seja superior a 1 %. “
No fim da lista podemos encontrar ingredientes que ou não podem ultrapassar a dose recomendada, tais como ajustadores de pH, conservantes, antioxidantes e algumas fragrâncias – este são ingredientes que estão habitualmente em doses muito pequenas; ou que estando numa concentração muito pequena não tem o efeito anunciado (por exemplo A MAIOR parte dos ingredientes activos publicitados nos produtos cosméticos).
Além disso,
“Todos os ingredientes contidos sob a forma de nanomateriais devem ser claramente indicados na lista de ingredientes. A palavra «nano» entre parêntesis deve figurar a seguir aos nomes destes ingredientes.
Os corantes, com excepção dos corantes destinados à coloração capilar, podem ser mencionados, sem ordem especial, depois dos outros ingredientes cosméticos “
Como descodificar os ingredientes presentes num cosmético e perceber se este ingrediente é inócuo para mim ou para o meio ambiente?
INCI DECODER – Website : descodifica a função de produto, índice de comedogenicidade ou potencial de irritação.
EWG COSMETIC DATABASE – Website/ APP: descodifica a função do produto e apresenta o risco de toxicidade humana, mas também ambiental (importante interpretar dados face à quantidade de estudos existentes).
SCIENTIFIC COMMITTEE ON CONSUMER SAFETY (SCCS) WEBSITE: a entidade europeia responsável pelas opiniões científicas relativamente à segurança e risco de ingredientes cosméticos.
INCI BEAUTY – App: também avalia os vários ingredientes cosméticos e as suas repercurssões para a saúde e meio ambiente.
Related posts
Cuidados Cosmetológicos Específicos
Agora que já sabes como identificar o teu tipo de pele, neste artigo apresentamos os cuidados com a
Todos os cosméticos são seguros? Beleza natural
O movimento “clean beauty” (beleza natural) representa umas das últimas tendências do mercado
Cuidados com a pele no Verão
O Verão O Verão chegou oficialmente e com ele cuidados a redobrar para a nossa pele. As altas temp
Alimentos para fortalecer o cabelo
O cabelo pode ser afetado por uma alimentação deficiente em proteínas, vitaminas e oligoelementos
Leave a comment