Cosméticos Sólidos: Vantagens – Bars Natural – Blog

Portes grátis para encomendas superiores a 35€!

Cosméticos Sólidos: Vantagens

Cosméticos Sólidos

Os cosméticos sólidos referem-se a produtos que na sua constituição não têm água ou contém apenas uma pequena percentagem. Nos últimos anos temos vindo a observar uma expansão da oferta destes produtos e mais do que uma moda, esta tendência tem nos guiado para mudanças significativas na nossa rotina diária que contribuem para um futuro mais sustentável. 

Esta marca nasceu com a ideia dos cosméticos sólidos longe da tendência que observamos actualmente, mas o exponencial crescimento da oferta destes produtos veio confirmar que mais e mais pessoas se querem juntar na nossa missão de contribuir para o futuro do planeta. Claro que os cosméticos sólidos não são a única solução para reduzir a nossa pegada ecológica, mas é um começo. E sem dúvida alguma… Os cosméticos sólidos vieram para ficar.

 

Vantagens

Com os cosméticos sólidos poupa-se imensa água, um recurso cada vez mais escasso e provavelmente um dos mais valiosos. Estima-se que apenas 0,4% dos 3% de água potável no planeta estejam disponíveis para uso. E se não houverem mudanças significativas no nosso consumo, dois terços da nossa população poderá ter dificuldades no acesso a este recurso já em 2025.

A água num produto cosmético é essencialmente um solvente, não constituindo um agente “activo” na maioria das situações. Num champô tradicional o teor de água pode ir até aos 80%, por exemplo. Um cosmético sólido ao ser constituído apenas por agentes “funcionais” permite uma maior concentração e durabilidade do que um cosmético tradicional. Pela sua maior concentração o produto final é mais leve e requer menos espaço durante o seu transporte, reduzindo assim as emissões de COassociadas.

Antes de ser utilizada, a água deve ser adequadamente purificada, preservada e emulsionada e os conservantes e emulsionantes utilizados normalmente não servem nem para limpar, embelezar, promover ou alterar a aparência da pele. Estes são incluídos para controlar a actividade da água. *

Além disso, dispensa a embalagem de plástico. Ainda que seja preciso reflectir mais sobre o impacto de todas as embalagens alternativas que estão a surgir para condicionar estes cosméticos, é perfeitamente lógico a noção de que não é sustentável mais plástico descartável no nosso planeta. Sabemos que apenas 9% do plástico descartado no mundo é reciclado e 12% incinerado, deixando a restante percentagem a degradar-se lentamente e a libertar substâncias tóxicas para as redes de água e solos.

Para os viajantes, esta é ainda uma solução prática e que ocupa menos espaço.

Estes cosméticos estão muitas vezes associados a outras tendências como uma maior procura por produtos naturais e verdadeiramente sustentáveis. Mas nem sempre e por isso é necessário educar as pessoas para questões relacionadas com a cosmética e sustentabilidade.

Assim, podemos resumir as vantagens dos cosméticos sólidos na seguinte lista:

            – Reduzem gastos de água desnecessários;

            – Diminuem as emissões de COno transporte dos produtos;

            – Conferem maior durabilidade;

            – Embalados sem plástico;

            – Possuem maior comodidade no transporte;

            – Formulados com produtos naturais e sustentáveis.

 

A nossa gama 

Na BARS oferecemos uma gama que apesar de ainda estar em crescimento, já oferece múltiplas soluções de cosméticos essenciais no nosso dia-a dia. Temos desde sabonetes, champôs e amaciadores, desodorizantes, dentítfricos até hidratantes corporais, tudo em formato sólido. Pode encomendar os nossos produtos através da nossa loja.

 

desodorizantesgrupo
Desafios

Os cosméticos devem ser sinónimo de prazer em todas as circunstâncias. Para ser bem-sucedido um cosmético deverá ter uma textura agradável e não deverá ser mais difícil de usar que os seus formatos tradicionais. No entanto, pela relativa dificuldade de encontrar matérias primas verdadeiramente sustentáveis ou apenas pela ausência da água na formulação, a sensorialidade e os desafios relativos ao modo de aplicação são actualmente os verdadeiros desafios que os formuladores (e consumidores!!) tentam superar.

Os cosméticos sólidos protegem os recursos, mas não necessariamente a carteira (dos formuladores). Lembram-se do champô com 80% de água? Não terá um custo de produção muito significativo e daí que a passagem para um cosmético ultra concentrado e com essa percentagem de ingredientes activos e funcionais acarreta maiores custos. Isso justifica o preço por vezes mais elevado. Mas não se preocupem que…a longo prazo compensa!!

Obviamente que é difícil prever quais as soluções que prevalecerão no futuro. No entanto, uma coisa é certa: temos de adaptar os nossos consumos tendo em conta a disponibilidade dos nossos recursos.

 

*(Apesar de não ser prudente uma tendência anti-conservantes, é preciso ter noção que ainda estamos longe de ter opções verdadeiramente inócuas nos ecosssistemas. Isto porque se uma susbtância tem capacidade de inibir a propagação de bactérias e fungos (conservante), também terá impacto de igual forma quando se acumular no meio ambiente. Mas quando estas substâncias necessitam de estar nos produtos é porque evitam contaminações dos produtos cosméticos e assim, consequências por vezes desastrosas para a nossa saúde. Estas consequências não podem ser de todo descuradas. )

Related posts

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Welcome

Organic products

Advertising is the way great brands get to be great brands prospectum sociis natoque.
Follow and socialize with us
error: Não é possível copiar!