Cuidados com a pele no Verão – Bars Natural

Portes grátis para encomendas superiores a 35€!

Cuidados com a pele no Verão

O Verão

O Verão chegou oficialmente e com ele cuidados a redobrar para a nossa pele. As altas temperaturas e o sol desafiam a homeostasia do nosso maior órgão, por isso, é necessário saber como protegê-lo.

Para manter uma pele bem cuidada e saudável nesta época do ano deve seguir estas medidas:

Limpeza

Para alcançar um bronzeado homogéneo e 100% seguro tem de preparar a pele. Recomendamos uma esfoliação corporal antes do início da época balnear, para eliminar as impurezas, alisar a pele e deixa-la pronta para o sol. Em plena época de praia lembre-se de realizar a sua higiene diária com fórmulas suaves que eliminem a sujidade sem alterar a camada protetora da pele.

Hidratação

A falta de água na pele leva a um aspecto seco, apagado ou até escamado. A hidratação da pele é resultado do equilíbrio da água ingerida com a água eliminada por evaporação. Deve ingerir líquidos frequentemente e procurar por alimentos frescos e crus, como frutas e legumes. A evaporação de água pela pele é menor se a esta for aplicado um creme regularmente, já que este produto tem como objetivo criar uma barreira protetora.

Proteção

É imprescindível a utilização de protetor solar para exposições solares mais prolongadas ou em horas de risco, mesmo para fotótipos mais altos. Uma alimentação, rica em antioxidantes e vitaminas, actua de forma sinérgica na proteção da pele contra a degeneração das células causada pelas radiações.

Reparação

Optar por cremes mais leves com textura em gel ou sérum, já que a pele no verão tem tendência a produzir mais sebo e por isso fica mais oleosa. Utilizar produtos com ingredientes reparadores, como a aloe vera, hipericão, calêndula, ureia e aveia.

 

A nossa loja online contém diversos produtos cosméticos suaves e orgânicos que pode incluir na sua rotina de higiene, como sabonetes.

foto agua blog
foto comida saudável blog
foto aloe vera blog
foto creme blog
Cuidados a ter com o Sol

A pele está protegida das radiações solares por um pigmento – a melanina, substância que é produzida pelos melanócitos. Estimulados pelos raios solares, os melanócitos produzem mais melanina permitindo o tão desejado bronzeado.

O sol é indispensável à vida. Proporciona luz e calor e activa a síntese de vitamina D3 (colecalciferol) a partir do colesterol da pele. Mas o excesso de radiação solar tem muitos efeitos negativos.

A radiação solar

Os raios solares são compostos por (1) Luz Visível; (2) Infravermelhos; (3) Ultravioletas;

Os ultravioletas são classificados em:

– Raios Ultravioletas A (UVA) – responsáveis pelos danos do ADN das células, podendo causar a longo prazo cancro. São os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele.

– Raios Ultravioletas B (UVB) – responsáveis pelas queimaduras solares.

Os protectores solares devem ser capazes de proteger estes dois tipos de radiação.
Efeito do Sol no Cabelo

Os raios ultravioletas danificam o cabelo quebrando as pontes da queratina (proteína principal) e oxidam a melanina, tornando o cabelo avermelhado.

Efeito do Sol nos lábios

Os lábios são uma zona do corpo sensível às radiações ultravioletas. Além dos danos supracitados, uma descuidada exposição ao sol pode provocar surtos de herpes labial, por exemplo.

 

Efeito do Sol nas crianças

Nas crianças em idade pré-escolar o teor de melanina é menor que nos adultos e a pele é geralmente mais fina. As crianças estão assim mais expostas à acção prejudicial do sol.

A prevenção consiste em:

– Nunca se expor ao sol, na praia ou montanha, entre as 11 e 15h solares.

– Usar um chapéu, de preferência de aba larga e óculos de sol com filtros ultravioletas.

– Consultar a previsão do índice de UV.

– Usar um protector solar.

O SPF indicado na rotulagem refere apenas a protecção para os raios solares UVB.

Uma proteção média obtém-se com SPF superiores a 15, alta mais de 30 e muito alta com 50+. Num clima mediterrâneo como o nosso, onde se atingem frequentemente índices altos de UV, recomenda-se a utilização de protetores com SPF > 30 para uma proteção adequada.

foto protector solar blog
Produtos para depois do sol

Mesmo protegida, ao fim de um dia de praia a pele está irritada. A combinação de sol e sal não é benéfica para a pele.

Os produtos para depois do sol, denominados after-sun tem na sua composição ingredientes calmantes e regeneradores sendo bons aliados para manter a saúde da pele na época balnear.

Related posts

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Welcome

Organic products

Advertising is the way great brands get to be great brands prospectum sociis natoque.
Follow and socialize with us
error: Não é possível copiar!