Tipos de Pele – Bars Natural –

Portes grátis para encomendas superiores a 35€!

Tipos de Pele

A pele

A pele é um sistema complexo, multifuncional, muito resistente e bastante impermeável que, moldando e revestindo o nosso corpo, nos protege do meio exterior. Este é o nosso maior órgão, correspondendo a cerca de um terço do peso total do corpo, muitas vezes esquecido pela sua aparente inércia, este desempenha e intervém em inúmeras funções, tais como:

~barreira à perda de água e secreções

~protecção da radiação UV (produção de melanina)

~amortecimento de traumatismos

~regulação da temperatura

~barreira primária a infecções

~grande capacidade de reparação e renovação

~responsável por inúmeras sensações tácteis

~reserva energética

~ligação intíma com o sistema nervoso, imunitário e endócrino, conservando a homeostasia

~produção de Vitamina D 

Tipos de Pele

Podemos classificar a pele de uma forma grosseira pelos seus fototipos e/ou níveis características físico-quimicas.

Os fotótipos referem-se à pigmentação da pele, que estão condicionadas por factores genéticos, sendo por isso características fixas e imutáveis. Habitualmente estabelecem-se seis categorias de fotótipos (I-VI) e a estes, associam-se diferenças em relação aos anexos (glândulas e pelos). Estas características determinam o modo como se processa o bronzeamento da pele.

foto artigo pele
 
Pele Normal

É um tipo de pele difícil de encontrar na idade adulta, pois acaba por ser um estado ideal, dado que o stress e o meio ambiente a que estamos sujeitos vão originar modificações na pele. É mais comum a pele ser mista, ou seja, ter zonas com pele normal e outras com pele mais oleosa, por exemplo.

A pele normal caracteriza-se, para além de outros factores, pela existência de um equilíbrio ideal entre o teor de gorduras (lípidos) e os componentes solúveis em água, que deveria ser estático. É firme e suave ao tacto, com os poros visíveis, com uma coloração e pigmentação uniformes. A pele estará, sempre, bem hidratada, tanto a nível da epiderme como da derme, pela presença de um teor normal de água e por secreções controladas. O exame visual mostrará uma pele de coloração uniforma, sem rugas. À palpação a pele será aveludada, flexível, elástica e de espessura normal.

Pele Seca

A pele seca aparece devido à fraca actividade das glândulas sebáceas, que é atribuível não só a uma predisposição genética, mas também a um excesso de exposição a factores agressivos do meio ambiente, em particular ao sol, abuso do álcool ou ao uso de produtos dermocosméticos inapropriados. Assim a desidratação está, na maior parte dos casos, ligada à falta de lípidos, coexistindo, obrigatoriamente esses dois estados.

Este tipo de pele caracteriza-se por uma baixa concentração de lípidos, por uma baixa secreção de sebo e uma diminuição na quantidade de água na camada mais externa da pele.

A pele apresenta-se com um aspecto baço, opaco e acinzentado. As peles secas e finas secam facilmente, quando expostas, durante um certo tempo, à acção do frio, do ar condicionado ou a elevadas temperaturas.

A pele também tem tendência a secar quando posta repetidamente com contacto com a água. Isto porque a camada mais externa da pele, ao absorver a água anormalmente, vai aumentar de volume, originar fracturas na sua superfície e facilitar a perda de água por evaporação. Também o uso de detergentes e certos solventes mais agressivos ou de forma prolongada, podem destruir o equilíbrio da pele e torna-la áspera e rugosa, pela perda de elasticidade.

Este tipo de pele é mais exigente, necessitando de programas de limpeza, produtos tonificantes e nutritivos, sendo mais susceptíveis a rugas e pele flácida. De um modo geral, a pele seca apresenta rugas finas e numerosas e o “grão” é apertado. À palpação a pele é fina e flácida, apresentando perda de elasticidade.

Pele Oleosa

Quando as glândulas sebáceas são produtivas em excesso, há um aumento do teor de gorduras, pelo que temos peles gordas ou seborreicas, que muitas vezes apresentam, também, manchas, pontos brancos e negros (comedões), poros excessivamente abertos e brilho oleoso. Por vezes, as peles gordas mostram zonas desidratadas, pelo uso excessivo de produtos com acção detergente.

A pele gorda toma o nome de de pele acneica quando esta apresenta um elevado número de pápulas, pústulas, comedões e nódulos, derivados da produção exagerada de sebo com entupimento do canal do folículo piloso, devido à hiperproliferação de microrganismos anaeróbios, como o Propionibacterium acnes, que vai induzir um estado inflamatório.

O exame visual mostra uma pele de tez lívida, de aspecto luzidio, de grão irregular, com poros foliculares dilatados e presença de comedões. À palpação é oleosa e espessa.

Pele Mista

É um tipo de pele muito vulgar nos habitantes dos países de clima mediterrânico, com pele gorda na zona do nariz e queixo, aparecendo as outras zonas da face com tendência a secarem. Assim, os tratamentos cosméticos devem ter em conta esta realidade.

foto artigo pele acneica
Pele Sensível

Não é tipicamente considerada um tipo de pele, mas sim, uma situação funcional ligada, principalmente a factores genéticos, ambientais desfavoráveis, aumento da actividade do sistema neurovegetativo (excitação mais fácil da pele) ou diminuição da secreção sebácea e do suor. É normalmente uma pele clara e fina, com tendência ao aparecimento de alergias, apesar destas duas identidades não poderem ser confundidas. A pele com tendência atópica é um tipo de pele sensível.

É uma pele que tem tendência a aparecer com vermelhidões, com comichões e dar a sensação de picadas, de queimadura ou de pele esticada, quase sempre após a aplicação de um novo produto ou em situações de agressividade externa (como calor, frio, vento, exposição solar excessiva) ou alterações do equilíbrio interno.

O teor de água é baixo, sendo a actividade das glândulas sebáceas reduzida. Normalmente, é uma pele que se inflama com facilidade e apresenta o sistema imunitário cutâneo afectado e, por isso, com tendência ao aparecimento de alergia.

A prevalência está aumentar, sendo de extrema importância o cuidado na escolha dos produtos cosméticos e o cumprimento do seu prazo de validade.

Podes encontrar sugestões de produtos e indicações de plantas para os diferentes tipos de pele no nosso artigo “Cuidados Cosmetológicos Específicos“. Aqui recomendamos uma rotina de cuidados naturais personalizada às necessidades de cada um.

Related posts

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Welcome

Organic products

Advertising is the way great brands get to be great brands prospectum sociis natoque.
Follow and socialize with us
error: Não é possível copiar!